Brasil volta a fazer sorologia da raiva para embarque de pets à UE

pets-14-ebc
Foto: EBC

Quem pretende viajar com cães, gatos ou outros bichos de estimação para países da União Europeia (UE) já pode fazer exame em laboratórios brasileiros para comprovar que eles estão imunizados contra a raiva. Isso porque a UE atualizou a lista de laboratórios do Brasil autorizados a realizar a sorologia para a raiva. Foram credenciados o Instituto Pasteur, de São Paulo, e o TECSA Laboratórios Ltda, de Belo Horizonte. A comprovação é necessária para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emita o Certificado Veterinário Internacional exigido para o embarque dos animais.

O trânsito de pets entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária atestando condições e histórico de saúde do animal, além do atendimento das exigências sanitárias. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito, expedidos por auditores das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

A suspensão do exame pelo Laboratório de Zoonoses de SP, habilitado pela UE, causou transtornos para quem precisava viajar à Europa com animal de estimação. Os proprietários passaram a ter que enviar amostras de sangue para o exame sorológico a laboratórios credenciados fora do Brasil, como no Chile, por exemplo.

Da redação, com informações do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Brasil volta a fazer sorologia da raiva para embarque de pets à UE

  • 9 de março de 2018 em 13:58
    Permalink

    Liguei hoje no instituto pasteur e fui informado que eles não estao fazendo o exame

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: