Notícias do dia

Área plantada de olivais no RS chega a 3.464 hectares em 2017 e já supera meta deste ano

abertura colheita oliva rs
Foto: Secretaria de Agricultura/Gov/RS

A área plantada de olivas no Rio Grande do Sul chegou a 3.464 hectares em 2017, superando a meta do programa gaúcho Pró-Oliva de alcançar 3 mil ha até final de 2018. Os números foram divulgados pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, durante a abertura oficial da colheita do fruto, do qual é extraído o azeite de oliva.  

A solenidade de abertura da 7ª edição da Colheita da Oliveira ocorreu nessa sexta-feira (2), na “Quinta Santha Julia”, do produtor Fernando Schwanke, na RSC 471, km 207, no limite dos municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. O secretário Ernani Polo representou o governador José Ivo Sartori, e apresentou os mais recentes números do setor no estado.

Hoje, o RS tem 145 produtores cadastrados em 45 municípios. A serra do sudeste tem a maior área plantada, com 1778,5 hectares. Os maiores plantios estão nos municípios de Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Caçapava do Sul e Barra do Ribeiro. Em 2017 foram produzidos 57.873 litros de azeites. O estado tem hoje 20 marcas de azeite de oliva e oito unidades industriais.

Os dados são do Cadastro Olívicola 2017, elaborado pela Secretaria da Agricultura (Seapi), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibroliva).

“Os números que apresentamos são excelentes e mostram um crescimento muito significativo, que supera nossa projeção de área plantada. Isto significa que a olivicultura no estado está em franco crescimento e tende a aumentar anos após ano”, disse Ernani Polo.

Parceria com produtores

O secretário destacou ainda a parceria com os olivicultores, que apoiaram a implantação do Pró-Oliva e a criação do Ibraoliva, objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva. “O cadastro olivícola é uma importante ferramenta, por meio da qual podemos fazer a radiografia do setor e elaborar políticas de fomento.”

A Emater apresentou estações técnicas sobre a escolha do local, preparo e correção do solo, adubação e variedades. A Secretaria da Agricultura levou a mostra “Salão do Azeite Gaúcho” com a participação de 20 marcas de azeites fabricados no estado.

A abertura da colheita da oliva contou com a participação de representantes da cadeia da olivicultura, do Ministério da Agricultura, da Assembleia Legislativa, Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Sicredi, Sebrea, do prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas da Silveira, do prefeito de Pantano Grande, Cássio, Soares, do presidente do Ibraoliva, Eudes Marchetti, e de secretários municipais e vereadores.

Da redação, com informações do governo do RS

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading