“Somos um povo à prova de governo”, diz advogado e produtor rural ao destacar PIB da agropecuária

lavoura embrapa
Foto: Foto: Karina Purolnik/Embrapa

“Somos um povo à prova de governo. Entra governo e sai governo, bom ou ruim, e o país segue trabalhando e consegue crescer, mesmo em meio a adversidades de toda ordem”, destaca o advogado e empresário rural Gil Reis. Segundo ele, o crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, puxado pela expansão de 13% da atividade agropecuária, comprava isso, de acordo com os números divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Governo não gera riqueza; cobra impostos. Quem gera a riqueza de um país é o trabalho de seus cidadãos. O governo cobra impostos para administrar o país em nosso nome”, ressalta Gil Reis, lembrando que o valor do PIB agropecuário alcançou R$ 299,47 bilhões, representando 4,56% do PIB total. “Isso é o resultado do trabalho de milhares de pessoas. Gente que não só trabalha, mas investe na produção de agrícola para alimentar os brasileiros e ainda exportar o excedente para outros mercados.”

O resultado do PIB, assinala Gil Reis, mostra ainda a contribuição da agropecuária para o crescimento socioeconômico brasileiro. “Para produzir alimentos, a pecuária e a agricultura precisam gerar empregos e pagar salários e impostos, o que acaba movimentando toda a economia, tanto na zona rural quanto na zona urbana.”

“Preocupação com social é pré-requisito para cidadania”

Por isso, acrescenta ele, é inaceitável que alguns setores queiram se apropriar da defesa do social. “A preocupação com o social é pré-requisito da cidadania”, afirma Gil Reis.

Segundo o advogado e produtor rural, a expansão da atividade agrícola em 2017 permitiu ainda acabar com a recessão e impulsionar a retomada da economia.

Nos últimos 22 anos, a média de crescimento da agropecuária foi de 3,8%. “Isto, sim, contribui para resolver os problemas sociais e fortalecer a cidadania. E nós vamos continuar trabalhando e crescendo, independentemente dos desaforos e do desrespeito”, enfatiza Gil Reis.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: