Prazo para cadastro de beneficiários do Vendas em Balcão no Sican termina em agosto

miho renata silva embrapa
Foto: Renata Silva/Embrapa

Os criadores beneficiários ou interessados em participar do Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) têm 30 de agosto deste ano para fazer a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Após essa data, o cadastro passa a ser obrigatório para todas as operações referentes ao programa.

Até o momento, já foram cadastrados mais de 10 mil criadores no país, que representam 35% do público atendido pelo programa em 2017. O estado com maior número de cadastros é Alagoas, com 98,35% de criadores registrados. Piauí e Roraima também tem bom desempenho, com índices de cadastramento superiores a 60%.

Rio Grande do Norte e Ceará são os estados com maior quantidade de criadores que ainda precisam fazer o registro. De acordo com o último levantamento da Conab, mais de 5 mil potiguares que acessaram o programa no ano passado ainda não têm seus dados cadastrados no sistema. O mesmo ocorre com 4,5 mil cearenses.

Para se cadastrar, basta entrar na página do Sican na internet e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é preciso preencher informações específicas da atividade, como tamanho da propriedade e do plantel. O ideal é que o cadastro e sua atualização periódica sejam feitos pelo próprio interessado.

Quem precisar de uma ajuda para saber como efetuar a inscrição, pode assistir ao vídeo produzido pela própria Conab com orientações passo a passo do sistema, ou então ler o Manual de Vendas em Balcão. Os dois podem ser acessados no site da Conab. Em caso de dúvida, os criadores também poderão buscar auxílio nas superintendências regionais ou unidades armazenadoras da Conab nos estados.

A utilização do Sican visa trazer mais agilidade e transparência à execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos.

SERVIÇO

Assista ao vídeo orientador

Acesse o Manual de Vendas em Balcão

Da redação, com Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta