Área plantada de algodão deve aumentar 26% na safra 2017/2018, estima INTL FCStone

plantacao algodao 14
 Foto: Hélio Magalhães/Embrapa

A área plantada de algodão na safra 2017/18 deve passar de 1.129 hectares (estimativa de outubro de 2017) para 1.183 mil h, com aumento de 26% em relação ao ciclo 2016/17, segundo a mais recente projeção da consultoria INTL FCStone.

“A revisão decorre da perspectiva positiva dos produtores para o ano-safra, em virtude da conjuntura atual dos preços internacionais e das condições de solo e clima favoráveis durante a semeadura do algodão”, destaca relatório da INTL FCStone.

O destaque entre os ajustes feitos pela consultoria em seus prognósticos é o aumento de 62 mil h na intenção de plantio em Mato Grosso, principal produtor do país, que deve apresentar avanço de 25% em relação à temporada 2016/17.

“A entrada de novos cotonicultores no mercado, em razão da maior rentabilidade da cultura frente ao milho safrinha, e a ampliação da área cultivada por produtores antigos foram os principais fatores para a expansão”, anota da consultoria.

Segundo maior produtor brasileiro, o estado da Bahia deve ter avanço de 66,4 mil h em 2017/18. O aumento de 33% da área plantada decorre da produtividade recorde registrada no último ano-safra.

Outro fator para a expansão da cultura na Bahia é o fim da isenção do ICMS sobre a produção de algodão no Tocantins. Isso atraiu cotonicultores tocantinenses para o oeste baiano devido a incentivos fiscais. Em consequência da migração, houve redução de 42% da área estimada de algodão no Tocantins.

O atraso na colheita da soja também provocou redução de área em alguns estados. Uma das mais expressivas foi em Goiás, com queda de cerca de 12%, com a área cultivada passando para 31,3 mil hectares,  em relação à estimativa de outubro da INTL FCStone.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: