Notícias do dia

Clima recupera canaviais indianos de Maharashtra e beneficia produção de açúcar, segundo a INTL FCStone

cana embrapa
Foto: Arquivo/Embrapa

A área plantada e a participação de cana de primeiro corte aumentaram de modo significativo da safra anterior para a atual no estado indiano de Maharashtra, trazendo impacto positivo sobre a produtividade, de acordo com a consultoria INTL FCStone.

A Associação Indiana das Usinas de Açúcar (ISMA), informa a consultoria, projeta que safra atual renderá 10,1 milhões de toneladas de açúcar no estado, um aumento de 141,2% na comparação com ano passado. Desse total, Maharashtra responde por 64,7%.

Conforme avaliação da INTL FCStone, este indicador foi beneficiado pelo bom nível das monções, tanto em 2016 como em 2017, na maior parte das áreas produtoras, o que garantiu a disponibilidade de água nos reservatórios para a irrigação da cana-de-açúcar.

“Como as monções em 2016 foram muito positivas, com precipitação entre 12% e 21% acima da média, os agricultores do estado retomaram com força o plantio de cana naquele ano, também devido ao elevado preço pago pela matéria-prima, graças aos preços fixados pelo governo”, avalia João Paulo Botelhom analista de mercado da INTL FCStone.

A consultoria observa, entretanto, que a produção do estado está projetada pela ISMA 3,6% abaixo da máxima registrada em 2014/15. Ou seja, mesmo com a produção mais do que dobrando este ano, ainda não foi capaz de recuperar a perda acumulada nos dois anos anteriores, que registraram queda na produção devido às monções fracas em 2015 – ano em que houve uma das mais fortes ocorrências do El Niño já registradas – quando as chuvas da temporada ficaram entre 33% e 40% abaixo do normal nas principais regiões produtores.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading