Governo do DF faz vistoria em viadutos para definir obras de revitalização

Novacap apresentará relatório com medidas que devem ser adotadas em tesourinhas
Foto: Ascom/Novacp

A Novacap, empresa de urbanização do governo do Distrito Federal, apresentará, em 15 dias, relatório com indicações do que precisa ser feito nos viadutos das tesourinhas das asas Sul e Norte. Os viadutos dos eixos L e W das quadras 03/04 e 15/16 da Asa Sul e os da 15/16 da Asa Norte foram vistoriados nesse sábado (24).

A preocupação com as estruturas aumentou após o desmoronamento de parte de um viaduto do Eixão, no início de fevereiro. De acordo com a companhia, serão feitos projetos de revitalização dos espaços. A previsão é que eles estejam aptos para licitar em 70 dias.

“A ideia é retomar a altura original dos viadutos, que é de quatro metros. Ao longo do tempo, com recapeamentos, o gabarito original de altura ficou prejudicado”, diz o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Parte da reforma, como reparos em guarda-corpos, será executada diretamente pela autarquia, e a outra parte por obra contratada.

Outra medida será a sinalização indicativa de altura de todas as estruturas. O objetivo é realizar levantamento de todos os viadutos dos eixos L e W. “É importante para que a Novacap defina o cronograma de ação em cada um”, avalia Menegotto.

A Novacap também solicitará ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DF) uma mudança no modelo de guarda-corpo dos locais, alterando o material de concreto para metal.

Conforme o presidente da estatal, as vistorias continuarão a ser feitas constantemente. Os cidadãos, assinalou, também podem avisar se avistarem algum local danificado, com rachaduras ou buracos, por exemplo. Em Brasília, o canal disponibilizado é o número 162.

Laudo da UnB

Um laudo de especialistas da Universidade de Brasília (UnB) apontou a necessidade de demolir parte da via onde houve o desmoronamento do viaduto e reconstruí-la. No início deste mês, o governo do DF informou que discordava da proposta e faria a reforma do local.

Levantamentos do Tribunal de Contas do DF e de especialistas mostraram problemas em outras estruturas da cidade, como pontes, prédios, estradas e viadutos.

viaduto bsb
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da redação, com agência Brasil e Brasília  

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: