Raupp destaca agenda com reivindicações do cooperativismo

rauppagro
Waldemir Barreto/Agência Senado

O lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo de 2018, que sintetiza as reivindicações do setor, foi lembrado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O documento, que está em sua 12ª edição, será encaminhado aos três Poderes da República.

Segundo Raupp, a agenda é elaborada pela Organização Nacional das Cooperativas (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional do Cooperativismo (CNCoop). O documento traz propostas que englobam, além de questões sobre a regulamentação do cooperativismo, temas específicos de atividades econômicas, como transporte, saúde, crédito, agropecuária e consumo.

Em seu discurso o Senado, na última segunda-feira (30), Valdir Raupp explicou a OCB trabalha para fortalecer a economia colaborativa, o que é fundamental para o agronegócio. Em 2016, destacou o senador, as 100 maiores cooperativas nacionais obtiveram R$ 100 bilhões em receita.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o cooperativismo no Brasil envolve mais de um milhão de produtores rurais. Eles são responsáveis por quase metade da produção agrícola nacional. Apesar disso, lembrou Raupp, 84% dos cooperados ainda são considerados apenas pequenos produtores.

“São justamente esses pequenos produtores que garantem a segurança alimentar do país”, disse o senador.

Da Redação, com Agência Senado

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: