Raupp destaca agenda com reivindicações do cooperativismo

O lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo de 2018, que sintetiza as reivindicações do setor, foi lembrado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O documento, que está em sua 12ª edição, será encaminhado aos três Poderes da República.
Segundo Raupp, a agenda é elaborada pela Organização Nacional das Cooperativas (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional do Cooperativismo (CNCoop). O documento traz propostas que englobam, além de questões sobre a regulamentação do cooperativismo, temas específicos de atividades econômicas, como transporte, saúde, crédito, agropecuária e consumo.
Em seu discurso o Senado, na última segunda-feira (30), Valdir Raupp explicou a OCB trabalha para fortalecer a economia colaborativa, o que é fundamental para o agronegócio. Em 2016, destacou o senador, as 100 maiores cooperativas nacionais obtiveram R$ 100 bilhões em receita.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, o cooperativismo no Brasil envolve mais de um milhão de produtores rurais. Eles são responsáveis por quase metade da produção agrícola nacional. Apesar disso, lembrou Raupp, 84% dos cooperados ainda são considerados apenas pequenos produtores.
“São justamente esses pequenos produtores que garantem a segurança alimentar do país”, disse o senador.
Da Redação, com Agência Senado