COP8: Brasil precisa defender pequenos produtores de tabaco, diz deputado

alceu moreira produtor fumo
Foto: Facebook/Alceu Moreira

A Câmara dos Deputados promove audiência pública, na próxima terça-feira (22), sobre participação e posicionamento do Brasil na Conferência das Partes (COP8), de 1º a 6 de outubro deste ano, em Genebra (Suíça). A COP8 tratará, entre outros assuntos, de temas relacionados à cadeia produtiva do tabaco. Proponente da reunião no Legislativo, o deputado Alceu Moreira (MDB/RS) alerta sobre a necessidade de o país preservar a produção, a fim de não prejudicar os milhares pequenos agricultores que sobrevivem do cultivo do produto.

“O combate ao cigarro é questão de saúde pública. Mas não é por isso que podemos liquidar com a fonte de renda de milhares de pequenos produtores”, defendeu Alceu Moreira, apontando para o preconceito em relação a quem planta.

O setor tem 150 mil produtores, que cultivam 299 mil hectares com tabaco em 566 municípios, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). No país, são 600 mil pessoas envolvidas na produção rural e 40 mil empregos diretos nas indústrias.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor brasileiro de tabaco, seguido de Santa Catarina e do Paraná. O produto também é cultivado no Nordeste e em outras partes do país.

O Brasil é o maior exportador global de tabaco, com embarques 462 mil toneladas, representando US$ 2,09 bilhões, em 2017, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: