Greve dos caminhoneiros: Laticínios do RS vão à Justiça por captação de leite

greve caminhoneiros 23
Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Sindicato da Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat) ajuizou ação na Justiça para garantir o livre trânsito dos caminhões que transportam leite cru. A medida foi tomada em razão da greve dos caminhoneiros, deflagrada segunda-feira (21) contra a alta dos combustíveis. Segundo a entidade, o bloqueio de estradas ameaça interromper a captação de leite no estado.  

O Sindilat divulgou nota, nessa terça-feira (22), informando que ingressaria com a ação judicial. Leia abaixo a nota da entidade:

“Com o agravamento da retenção de cargas nas estradas gaúchas na tarde desta terça-feira (22/5), o Sindicato da Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat) informa que parte de seus associados poderá interromper a captação de leite de produtores em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A impossibilidade de coleta decorre de bloqueios ocasionados por manifestação de caminhoneiros que pedem redução do preço do diesel. Todos os dias, são captados 12,6 milhões de litros de cru de 65 mil propriedades rurais do Rio Grande do Sul.

Apesar de compreender a legitimidade da manifestação e se solidarizar com o movimento dos caminhoneiros, o Sindilat ingressará na tarde de hoje com ação judicial para garantir o livre trânsito dos caminhões que transportam leite cru. O pedido está embasado no artigo 5, inciso XV, da Constituição Federal que prevê o direito à livre locomoção e circulação no território nacional. Também pontua o artigo 170 do texto constitucional, que garante o livre exercício da atividade econômica.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: