Aprovado projeto do deputado Zé Silva que prevê individualização das dívidas dos produtores rurais 

ze silva 6 6
Foto: Câmara dos Deputados/Arquivo

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal aprovou projeto de lei, de autoria do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), que garante a individualização das dívidas dos produtores rurais.

Segundo Zé Silva, o objetivo da do Projeto de Lei 3236/2012 é corrigir e aperfeiçoar os procedimentos da individualização dos contratos do crédito fundiário, do programa Cédula da Terra, do Fundo de Terras e da Reforma Agrária – Banco da Terra, mediante decisão da maioria de cada associação, revogando a exigência da unanimidade.

“O dispositivo que se quer alterar, além de ser antidemocrático, por não respeitar decisão da maioria que aprova a individualização nas assembleias das associações, impede que mais da metade dos projetos do crédito fundiário seja individualizado, o que acaba favorecendo a minoria que se aproveita do contrato coletivo para praticar o domínio econômico contra seus pares”, explica Zé Silva.

O parlamentar afirma que cada associado já é dono e tem o domínio de uma fração ideal do imóvel. Individualizar, assinala, nada mais é que converter a fração ideal em fração física particularizada. Os imóveis adquiridos coletivamente são necessariamente condomínios rurais, porque assim a lei os considera.

“Garantir em lei a individualização a qualquer tempo terá efeito benéfico para todos os envolvidos: os beneficiários, o governo, os bancos e principalmente para o programa. A individualização fará com que a execução contratual, atinja somente, aqueles que deixarem de adimplir com suas obrigações, minimizará a possibilidade de conflitos, e reduzirá sensivelmente a inadimplência”, enfatiza Zé Silva.

Agora a matéria será apreciada pela Comissão de Assuntos Econômicos e depois seguirá para  o plenário.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: