Abate de bovinos cresce 4,4% no primeiro trimestre do ano, segundo IBGE

bovinos embrapa 15
Foto: Embrapa/Arquivo

O Brasil abateu 7,72 milhões de bovinos no primeiro trimestre de 2018, uma alta de 4,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado representa uma recuperação com retorno ao patamar de 2015, quando foram abatidos 7,74 milhões de animais. As informações fazem parte das pesquisas trimestrais da pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a gerente de Pecuária do instituto, Angela Lordão, o aumento foi influenciado pelas exportações de carne bovina e pelo direcionamento de vacas destinadas à reprodução para o abate. “A queda nos preços da arroba de carne bovina e dos bezerros levam os produtores a descartarem suas matrizes como forma de compensar os baixos preços no mercado”, explicou.

abate suinos bovinos

Abate de suínos também cresce

Ainda no primeiro trimestre, foram abatidas 10,72 milhões de suínos, o que representa um aumento de 2,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2017. Com isso, o setor alcançou o melhor resultado para primeiros trimestres desde 1997.

De acordo com Angela, apesar de a suinocultura ter sofrido o impacto do embargo promovido pela Rússia, que quase zerou suas importações de carne de porco brasileira, a maior demanda do mercado interno por esse produto ajudou a compensar as perdas.

Da redação, com Agência IBGE Notícias

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: