Roberto Rodrigues: Plano de segurança alimentar para o país será apresentado no próximo dia 30

 

Ex ministro Roberto Rodrigues
Foto: Foto: Tiaraju Almeida/Divulgação

Um plano para transformar o Brasil em campeão  mundial de segurança alimentar será apresentado dia 30 deste mês, anunciou o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, durante palestra magna no III Fórum Estadual do Agronegócio, em Passo Fundo (RS). A proposta, adiantou ele, deve ser levada aos coordenadores das campanhas dos candidatos à Presidência da República, a fim de que assumam o compromisso de implementá-la.  

“O agro espera que o candidato eleito tenha clareza da importância do setor e assuma um plano que não tem nenhum pedido. Ao contrário, o agro está fazendo uma oferta ao governo brasileiro para que o país seja o campeão mundial da paz”, destacou Roberto Rodrigues, acrescentando que a proposta foi avaliada por um grande número de entidades de classe.

O ex-ministro da Agricultura enfatizou que não se trata de um plano de governo nem de proposta que vise   proteger ou criar vantagens para o agro. “O objetivo é mais amplo, é o de transformar o Brasil no campeão da segurança alimentar.” O projeto busca unir os meios rural e urbano, assinalou, durante a palestra no auditório do Gran Palazzo, Centro de Eventos, nessa sexta-feira (15).

“Passei boa parte da minha vida criticando a sociedade urbana por não respeitar o agro, por não valorizá-lo. Porém, hoje vejo que sou um bom produtor rural e agrônomo, mas não faço nada sem adubo, fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas. Tudo isso é fabricado em empresas urbanas”, disse Roberto Rodrigues, reforçando a importância de aproximar a sociedade rural da urbana.

Tabelamento e reformas

A greve dos caminhoneiros, pontuou Roberto Rodrigues, mostrou a necessidade de reformas no Brasil. “Todas as vezes que se fez tabelamento, deu errado. Agora não podia ser diferente. No entanto, há uma realidade que precisa ser resolvida: os custos ficam elevados para os produtores, e os resultados financeiros não são suficientes para os transportadores, de modo que a solução passa forçosamente pela reforma tributária”.

Para o ex-ministro da Agricultura, o caminho para o Brasil sair da crise é fazer reformas, desde a tributária até a política. “A área ambiental também tem que ser reformulada de forma mais consistente. Então, é essencial cuidar das reformas, e a tributária tem o condão de mexer na questão do frete em definitivo.”

Na palestra, Roberto Rodrigues citou ainda a importância do agro para a economia brasileira. “O agronegócio representa um quarto do PIB nacional, gera um terço dos empregos do país e é responsável pelo saldo comercial do país. Se não fosse o agro, estaríamos com déficit há muitos anos.”

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: