RS: 3º Fórum do Agronegócio, em Passo Fundo, reúne mais de mil pessoas

forum agro pf
Foto: Tiaraju Almeida 

Com o tema “Situação e Perspectivas”, o III Fórum Estadual do Agronegócio reuniu um público superior a mil pessoas nos dias 15 e 16 (sexta e sábado) deste mês, no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo (RS). O evento, promovido pelo Instituto de Ciências Agronômicas (Incia), teve a participação de 16 palestrantes de todo o país. Entre eles, o ex-ministro da Agricultura e Abastecimento Roberto Rodrigues, que fez a palestra magna na noite de sexta (15).

Para o diretor do Instituto Incia e coordenador do evento, professor Elmar Luiz Floss, o fórum consolidou Passo Fundo como um grande centro de convergência dos debates técnicos, políticos e econômicos do agronegócio nacional.  “A novidade neste ano foi realizar o fórum em dois dias e proporcionar aos espectadores uma maior interatividade com as empresas parceiras no espaço de exposição, o que gerou a prospecção de negócios e troca de conhecimento”, pontuou.

A programação, ressaltou Floss, foi pensado para abordar as questões que mais atingem o produtor rural: clima, mercado de grãos e cenário político/econômico. Sobre clima, houve a palestra do engenheiro agrônomo e agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, de São Paulo. Na sexta-feira, ele destacou as perspectivas climáticas para as safras de inverno e verão.

Também na sexta-feira, o engenheiro agrônomo e consultor de mercado Flávio Roberto França Júnior falou sobre o mercado de grãos. Ele mostrou aos participantes do evento como ganhar mais na comercialização das commodities e com o que o produtor deve se preocupar em um ano eleitoral.

Presente e futuro

Já o engenheiro agrônomo e doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP) Marcos Fava Neves, analisou o cenário político e econômico, na palestra “Agronegócio brasileiro: presente e futuro”. Ele enfatizou que, nos próximos dez anos, o agronegócio brasileiro vai gerar um adicional de cerca de R$ 1 trilhão.

Painéis

Os assuntos técnicos da agricultura também tiveram espaço na programação do evento.  Ao total, três painéis técnicos puderam ser vistos. Na sexta (15), à tarde, o tema foi “Manejo fitossanitário de culturas de lavoura”. No sábado (16), foram abordados outras duas questões: “Nutrição e adubação racional de culturas de lavoura” e “Avanços biotecnológicos nas culturas da soja e milho”. Este último painel contou com as presenças do engenheiro agrônomo PhD. Geraldo Berger, da Monsanto/SP, e do engenheiro agrônomo Alexandre de Lima Nepumoceno, da Embrapa Soja/PR.

Quarta edição do fórum

Na cerimônia de encerramento do fórum, na tarde de sábado (16), o professor Elmar Luiz Floss confirmou a realização da quarta edição do Fórum Estadual do Agronegócio, em 2019. Ainda sem data confirmada, o fórum deve ocorrer em junho do próximo ano. “O que já temos de confirmado é um painel sobre as mulheres do agronegócio, por causa da importância e da crescente participação feminina no setor.”

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: