Correios lançam coleção de selos em homenagem à viticultura brasileira

Fotos: Correios – Montagem: AGROemDIA

Em meio aos preparativos para as celebrações do final de ano, os Correios prestam uma homenagem para um produto que é presença confirmada na mesa dos brasileiros nesta época: as uvas. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, nessa terça-feira 22, uma coleção com cinco selos comemorativos, homenageando cultivares de uvas brasileiras, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho.

CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições no Cadastro Ambiental Rural

As uvas BRS Vitória, BRS Magna, BRS Lorena, BRS Margot e Moscato Embrapa foram as selecionadas dentre o portfólio de 21 cultivares já lançadas pelo ´programa, que é conduzido há 43 anos pela Embrapa, para celebrar esse importante momento. “O lançamento é o reconhecimento de um trabalho que, ao longo dos anos, vem rendendo bons resultados e competitividade para a vitivinicultura nacional, ainda mais num ano muito especial em que completamos 45 anos de atuação”, pontuou José Fernando da Silva Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho.

Ao saber da emissão dos selos, o pesquisador aposentado Umberto Camargo, que foi o idealizador do Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil e esteve envolvido no desenvolvimento das cinco cultivares homenageadas, ficou feliz com o reconhecimento e valorização de todo um trabalho de pesquisa que revolucionou a vitivinicultura nacional. “A participação dos produtores e do setor produtivo foram fundamentais para que o Programa avançasse, disponibilizando cultivares adaptadas ao clima brasileiro. É uma alegria ver a vitivinicultura em diferentes regiões graças às cultivares desenvolvidas pela Embrapa”, comemorou.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre o crédito rural

“O Brasil recebeu cultivares customizadas para as suas condições de solo e clima, mais resistentes às principais doenças, com ou sem sementes, maior quantidade de açúcar, maior coloração e sabores diferenciados, tudo ajustado às demandas e perfil da vitivinicultura nacional. E que bom que estão sendo eternizadas em selos”, destacou Patrícia Ritschel, pesquisadora e atual coordenadora do Programa de Melhoramento Genético, ao lado do também pesquisador João Dimas Garcia Maia. E ela antecipou que em breve os produtores e consumidores terão novidades que irão ampliar ainda mais o cultivo da videira em diferentes regiões de Norte a Sul do Brasil.

Os selos já estão disponíveis para aquisição na loja on line dos Correios e em janeiro estarão disponíveis nas agências, quando irá ocorrer o lançamento oficial. E quando forem disponibilizadas, uma surpresa: os selos serão aromatizados com cheiro de uva.

Clique aqui para continuar lendo

Saiba mais em: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/programa-uvas-do-brasil

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: