Startup Perfect Flight oferece sistema exclusivo de monitoramento ambiental

aviacao agricola 2 7 18
 Foto: Castor Becker Jr/Sindag/Divulgação
 

Atenta à preservação do meio ambiente, a Perfect Flight – startup pioneira no monitoramento agrícola aéreo no país por meio de aplicativo – oferece aos produtores agrícolas um cadastro grátis para registro dos pontos geográficos que devem ser preservados e, assim, excluídos de aplicações aéreas.

A necessidade de respaldo às práticas da agricultura faz com que a Perfect Flight ofereça monitoramento ambiental, apresentando relatórios que permitem que áreas de restrição sejam preservadas, o que pode proteger pontos geográficos do campo.

Segundo Kriss Corso, diretor executivo da Perfect Flight, com o uso da ferramenta, foram diagnosticados que os principais erros no Brasil são o excesso de sobreposição e as aplicações fora do perímetro correto. Já o índice de acerto encontra-se por volta de 70%. “A partir do momento que o GPS da aeronave avisa o piloto sobre os riscos de contaminação nos lugares indevidos, estabelece-se uma ação para evitar o voo e o despejo químico.”

A tecnologia possibilita uma gestão da aplicação de defensivos no campo, com a habilidade de tratar cada planta de maneira única e diferenciada, para não prejudicar a natureza durante o controle de pragas. Assim, os sistemas de controle automático de pulverização auxiliam na precisão da aplicação e aumentam a segurança da área preservada. “Os GPS permitem controles precisos das faixas de aproveitamento e, dessa forma, evitam falhas e sobreposições dos defensivos agrícolas”, ressalta Corso.

Outro destaque é que, com o desenvolvimento do monitoramento aéreo agrícola é possível inserir a sustentabilidade no agronegócio de forma estratégica, abrindo caminho para que se estabeleçam novos padrões de produção no campo.

O diretor executivo explica que a conservação ambiental é um dos fatores principais para o negócio dar certo no setor. “Estamos empenhados em fortalecer a expansão da aplicação sustentável e oferecer ao produtor rural, usineiros e empresários ferramentas que auxiliem o dia a dia com foco em proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, obter produtividade e rentabilidade.”

Para José Olavo Vendramini, gerente corporativo de desenvolvimento e tecnologia agrícola da Tereos Açúcar & Energia Brasil, que há dois anos trabalha em parceria com a Perfect Flight, o uso da ferramenta garantiu aumento de 13,46% nos índices de acertos das aplicações aéreas nas sete unidades do grupo.

“O sistema oferece a opção de calcular e traçar um mapeamento antes e após a aplicação. Além de atestar a qualidade e efetividade dos aproveitamentos no campo”, afirma Vendramini.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: