Lançado mapa interativo de indicações geográficas e de marcas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o mapa interativo dos lugares no Brasil associados a produtos ou serviços típicos relacionados ao uso de Signos Distintivos, sejam eles Indicações Geográficas (IG) ou Marcas Coletivas (MC).
As IGs e as MCs são importantes ferramentas para o fortalecimento das cadeias produtivas, com agregação de valor aos produtos agropecuários, e para o desenvolvimento socioeconômico. Nomes ou elementos gráficos que diferenciam a apresentação de produtos ou serviços por sua origem, qualidade, produtor ou outras características intrínsecas funcionam como mecanismo de promoção comercial e de competitividade.
O mapa lançado pelo Ministério da Agricultura, por meio das coordenações de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG/SMC) e de Controle Operacional (CGCO/SE), contém as IGs e MCs registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e regiões potenciais para o registro, a partir de levantamento feito pela CIG com instituições parceiras e divisões de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) nas Superintendências Federais de Agricultura (SFA).
A navegação no mapa é fácil, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o polígono desejado para acessar informações sobre os lugares associados a produtos ou serviços típicos relacionados à importância social, cultural e econômica das regiões.
É possível realizar filtros na visualização, a partir da seleção de variáveis que se deseja observar isoladamente. Os produtos agropecuários foram destacados por fazerem parte da atuação do ministério. A intenção é de que novos produtos sejam inseridos na aplicação.
De acordo com Wellington Gomes dos Santos, geógrafo da CIG/SMC e um dos responsáveis pelo trabalho, “a expectativa é que o mapa se configure em importante ferramenta de divulgação e acesso às informações sobre esses produtos”.
A coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Mapa, Patrícia Saraiva, destaca o potencial que o Brasil tem para produtos dessa especificidade, “dada a sua grandeza e diversidade cultural e territorial.”
Segundo Patrícia, “o mapa inova ao apresentar de maneira interativa informações também dos lugares de potenciais produtos.”
Acesse o mapa aqui.
Da redação, com Mapa