Manejo florestal: FSC® Brasil inicia processo de consulta pública dos novos padrões

florestas plantadas embrapa 4 7 18
Foto: Embrapa/Divulgação/Arquivo

A partir desta quarta-feira (4), a terceira versão dos novos padrões nacionais de manejo florestal do FSC, tanto para florestas nativas quanto para plantações florestais, estará disponível para consulta pública on-line na página http://consultasfsc.org.br/.

O processo é aberto e qualquer pessoa interessada no sistema FSC, no manejo responsável e no desenvolvimento sustentável, podem participar. A consulta ficará aberta por 60 dias e as contribuições recebidas serão registradas, avaliadas e incorporadas na versão final do documento.

Entre as principais novidades dos novos padrões estão a equidade de gênero, o direito ao consentimento livre, prévio e informado – visto como fundamental para proteger povos indígenas e comunidades tradicionais –, a atenção aos valores ambientais e as chamadas paisagens florestais intactas (IFL, na sigla em inglês).

Atualmente, mais de 6 milhões de hectares são certificados pelo FSC no Brasil. Deste total, cerca de 5 milhões são de florestas plantadas e pouco mais de 1 milhão, de nativas.

O FSC é uma ONG internacional, com sede na Alemanha e presente em mais de 80 países, que há mais de 20 anos promove o manejo responsável ao redor do mundo. É o sistema de certificação florestal mais reconhecido e o único que leva em consideração aspectos sociais, ambientais e econômicos.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: