Manejo florestal: FSC® Brasil inicia processo de consulta pública dos novos padrões

A partir desta quarta-feira (4), a terceira versão dos novos padrões nacionais de manejo florestal do FSC, tanto para florestas nativas quanto para plantações florestais, estará disponível para consulta pública on-line na página http://consultasfsc.org.br/.
O processo é aberto e qualquer pessoa interessada no sistema FSC, no manejo responsável e no desenvolvimento sustentável, podem participar. A consulta ficará aberta por 60 dias e as contribuições recebidas serão registradas, avaliadas e incorporadas na versão final do documento.
Entre as principais novidades dos novos padrões estão a equidade de gênero, o direito ao consentimento livre, prévio e informado – visto como fundamental para proteger povos indígenas e comunidades tradicionais –, a atenção aos valores ambientais e as chamadas paisagens florestais intactas (IFL, na sigla em inglês).
Atualmente, mais de 6 milhões de hectares são certificados pelo FSC no Brasil. Deste total, cerca de 5 milhões são de florestas plantadas e pouco mais de 1 milhão, de nativas.
O FSC é uma ONG internacional, com sede na Alemanha e presente em mais de 80 países, que há mais de 20 anos promove o manejo responsável ao redor do mundo. É o sistema de certificação florestal mais reconhecido e o único que leva em consideração aspectos sociais, ambientais e econômicos.