BNDES deve regulamentar até a próxima 4ª-feira linha de crédito de repactuação de dívidas rurais

wilson vaz araújo mapa 19
Secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo – Foto: Antonio Araújo/Mapa

O BNDES deve regulamentar a linha de crédito de composição das dívidas agropecuárias (repactuação) até a próxima quarta-feira (25). Essa é a expectativa do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo. “Depois que sair a regulamentação do BNDES, os bancos ainda devem divulgar as suas instruções”, informou o secretário, nesta quinta-feira (19), ao AGROemDIA. Só então o financiamento estará disponível aos produtores rurais.

O volume recursos negociado com o BNDES para a linha de composição das dívidas rurais é de R$ 5 bilhões. O prazo de pagamento é de 12 anos, incluindo três anos de carência, com taxa de juros composta de TLP mais 4,5%. O valor máximo de financiamento por produtor deve ser de R$ 20 milhões.

A linha de crédito do BNDES é resultado de negociação com o Mapa e com a Comissão Externa do Endividamento Agrícola (Cexagri) da Câmara Federal, coordenada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). O parlamentar gaúcho é um dos articuladores da proposta de repactuação das dívidas dos produtores. Essa linha de crédito não envolverá o atual custeio.

jeronimo goergen 19 7
Deputado Jerônimo Goergen – Foto: Câmara dos Deputados

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: