Brasília&GoiásNotícias do dia

Empresa parceira do Sebrae inaugura maior usina fotovoltaica do DF

energia-solar_-_gov-pe

Localizado na área central do país, o Distrito Federal é beneficiado pela passagem de massas de ar quente ao longo de todas as estações do ano. A oferta de luz solar é característica do clima tropical e extremamente favorável à geração de energia solar fotovoltaica, que tem figurado cada vez mais em planos de negócios de micro e pequenas empresas por todo o território nacional.

Essa situação foi percebida – e aproveitada –, pelo engenheiro civil Otávio Segatto. Ele já atuava no segmento de energias renováveis e decidiu alçar voos maiores, no ano passado, quando fundou a Origem Energia, empresa que mantém uma fazenda na zona rural da Região Administrativa (RA) de Planaltina, onde foi inaugurada, no último dia 30 de junho, a maior usina fotovoltaica do DF.

Otávio conta que buscou inspiração em projetos de energia solar colocados em prática nos Estados Unidos e na Europa. “Surgiu o interesse de unir o know-how do setor de construção com o de eletricidade e logo percebemos que era possível destinar a geração elétrica às pequenas empresas do Distrito Federal”, narra o empresário.

A estrutura da usina conta com 3.344 painéis fotovoltaicos capazes de produzir 180 mil kWh/mês, suficiente para fornecer eletricidade a 880 residências. A fazenda já permite que 15 estabelecimentos comerciais – entre farmácias, restaurantes e escritórios – reduzam consideravelmente suas despesas com eletricidade sem a obrigação de instalar nenhum equipamento em seus telhados ou coberturas.

O custo mais baixo nas contas de luz só é possível porque toda a energia captada pelos painéis fotovoltaicos vai para a rede da Companhia Energética de Brasília (CEB), que compensa na fatura mensal, o valor pago por todos os clientes da Origem. “Há uma redução de 10% a 20% na conta de luz a ser paga à companhia de energia elétrica e o empresário fica protegido de reajustes em bandeiras tarifárias, que indicam se haverá acréscimo ou não no valor repassado ao consumidor. Além disso, o valor do aluguel de nossos painéis é fixo”, explica Segatto.

Na curta história da empresa, o apoio das consultorias do Sebrae no DF foi fundamental para chegar até a inauguração da usina. Otávio participou do Sebraetec, programa de subsídios da instituição focado em melhorar a competitividade de pequenos negócios e também elaborou toda a identidade visual da empresa com um consultor da instituição. “A parceria com o Sebrae proporciona a continuidade da empresa. Participei de encontros de negócios, pude fazer novos contatos e prospectar boas oportunidades para o desenvolvimento da minha marca”, acrescenta.

Já pensando em expandir os negócios da empresa, Otávio espera por mais oportunidades de contato com outros empreendedores. “Para expandir meu negócio, segui as orientações do Sebrae e comecei a perceber que estar inserido no meio empresarial é importante. Conquistei clientes dessa maneira e o crescimento veio. Tenho que seguir atuando assim”, completa o empresário.

Preocupação ecológica

A Origem Energia ainda colabora com a preservação do ecossistema onde está inserida e mantém, na área da usina, um meliponário – uma forma racional de criar abelhas sem ferrão, responsáveis por ajudar a polinizar a flora nativa, lavouras e pomares. A existência das abelhas está ameaçada por desmatamentos, queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos, além do processo predatório de retirada do mel.

O meliponário permite que oito tipos de abelhas, como a Jataí, construam suas colmeias em troncos, galhos de árvores e caixas, permitindo o aumento dessa população e, consequentemente, preservando o equilíbrio do bioma cerrado.

Da Agência Sebrae Notícias

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading