Brasília&GoiásNotícias do dia

Preso em Ceilândia homem que tinha dia marcado para estuprar: às quintas

violência contra mulher EBC.jpeg10.jpg
Foto ilustrativa: EBC/Arquivo 

Do G1

Um homem apontado pela Polícia Civil como estuprador em série foi preso nessa quinta-feira (9) em uma parada de ônibus em Ceilândia, no Distrito Federal. A investigação apontou que o suspeito agia sempre às quintas.

Francisco Alexandre Lourenço, de 38 anos, já tinha sido condenado a 29 anos de prisão, pela Justiça de Goiás, por estupros cometidos no estado. No Distrito Federal, ele fez ao menos quatro vítimas.

Ao ser detido, ele confirmou que escolhia agir às quintas, segundo a polícia. “Ele tinha uma obrigação legal de comparecer ao presídio de Águas Lindas [no Entorno do DF] às quintas. Ele morava em Luziânia. Então, ele tinha que vir quinta-feira ao presídio de Águas Lindas para assinar o compromisso dele junto à Justiça”, disse o delegado Rodrigo Viana. Ceilândia é a região administrativa do DF mais próxima da cidade goiana.

Regime semiaberto

Francisco ficou sete anos preso, mas há sete meses cumpria pena no regime semiaberto. Para fazer a prisão, às margens da BR-070, os policiais se esconderam perto da parada e detiveram o homem no momento em que ele esperava mais uma vítima chegar.

“Ele abordava a vítima mediante a utilização de uma faca, a estuprava e depois subtraia o aparelho celular. Nós chegamos à conclusão, através do estudo do comportamento dele, que todos os crimes aconteciam às quintas-feiras”, continuou o delegado.

A polícia começou a investigar o caso depois que três vítimas registraram ocorrência. Quem pega ônibus na BR-070 diz que o perigo é grande. “Quando eu chego mais tarde, fica inseguro mesmo. Tem muito assalto, muito estupro por aqui”, disse a cobradora Isabela Graciene.

De acordo com a Secretaria de Segurança, os casos de estupro no DF aumentaram em 2017 – os registros passaram de 803, em 2016, para 1.039, no ano passado. Isso representa um aumento de 29%. Já as tentativas de estupro subiram de 92 para 111.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading