Embrapa recebe sementes de plantas daninhas com suspeita de resistência

plantas daninhas embrapa
Foto: Gabriel Faria/Embrapa

Produtores de Mato Grosso que tiverem em suas lavouras plantas daninhas com suspeita de resistência a herbicidas podem enviar sementes para que sejam avaliadas pela Embrapa Agrossilvipastoril. Pesquisadores testarão as amostras em casas de vegetação e encaminharão o resultado.

A ação faz parte de um projeto nacional da Embrapa em parceria com a Bayer que busca monitorar a resistência de plantas daninhas aos herbicidas nas lavouras brasileiras.

Para contribuir, é preciso que o produtor ou seu consultor coletem as sementes de uma planta em saco de papel, anotando o nome da espécie, o herbicida para qual acredita estar resistente e as informações de localização geográfica do ponto de coleta.

Podem ser coletadas mais plantas na mesma propriedade, entretanto, cada amostra deve ser armazenada e identificada separadamente.

“É importante enviar juntamente com as amostras o histórico da área nos últimos cinco anos, o nome da propriedade, o município, o nome do coletor e os dados de contato como telefone e e-mail”, orienta a pesquisadora Fernanda Ikeda

O pacote deve ser enviado pelos Correios, aos cuidados de Fernanda Ikeda, para o endereço:

Embrapa Agrossilvipastoril

Rod. MT 222, km 2,5 – Cx. Postal 343

CEP 78.550-970

Sinop-MT

Após a avaliação, será encaminhado aos colaboradores da pesquisa o resultado dos testes feitos com a amostra enviada e o relatório final do estudo.

“É importante salientar que no resultado geral que será divulgado não será feita a identificação das propriedades com ocorrência de resistência de plantas daninhas”, destaca a pesquisadora Fernanda Ikeda.

Da Embrapa Agrosilvipastoril

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: