Expointer: Vitrine mostra o melhor da carne gaúcha

vitrine angus preparo churrasco
Marcelo Bolinha mostra cortes para o público – Foto: Laura Berrutti/Gov.RS/Divulgação

O cheiro que exalava no ambiente não deixava dúvidas: a qualidade da carne é fundamental para um bom churrasco. Preparados apenas com sal, os cortes Angus Certificados foram os grandes protagonistas da Vitrine da Carne Gaúcha na tarde desse sábado (25), primeiro dia de funcionamento da Expointer, no Pavilhão Internacional. Desossando um traseiro Angus, o açougueiro Marcelo Bolinha fazia os cortes, que eram acompanhados atentamente pelo público. O animal foi criado a pasto e tinha em média 20 meses quando foi abatido e apresentava acabamento de gordura uniforme.

Enquanto fazia a demonstração, o açougueiro ressaltou que a gordura é essencial para o sabor diferenciado da carne. “Essa gordurinha que sai quando puxamos não é para tirar. Ela vai escorrer quando aquecida e é isso que dá o sabor. Ela pode ficar quase que um bacon bovino”, afirmou.

O chef  Márcio Ávila ficou responsável pelo preparo da carne. Para ele, interferir o mínimo possível no tempero é determinante para manter o sabor natural, mas sugeriu que ela seja aquecida pelo lado da gordura. “Se for de lado, talvez a carne não leve o calor necessário para deixar a gordura macia”, explicou. A apresentação ficou com o coordenador de qualidade do Programa Carne Angus, Gabriel Beltrão, que lembrou da importância da certificação da carne para comprovar a sua qualidade.

As próximas apresentações Angus serão nesta segunda-feira (27), às 16h30, para cortes traseiros, e na terça-feira (28), quarta (29) e sexta-feira (31), às 10h30, para cortes dianteiros. Todas as apresentações serão ministradas por um técnico do Programa Carne Angus, que explicará os processos de certificação e qualidade.

A Vitrine da Carne Gaúcha conta com carne Angus das marcas parceiras Angus Supreme (Cotripal), Best Beef Angus (Frigorífico Silva), Zaffari Angus (Frigorífico Silva), Zimmer Angus (Frigorífico Zimmer) e Comercial Zaffari (Frigorífico Zimmer). O evento é promovido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) em parceria com as associações de raças.

vitrine angus preparo churrasco 1
Gordura da carne: essencial para o churrasco – Foto: Laura Berrutti/Gov.RS/Divulgação

Da Secom/Gov.RS

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta