Empréstimo consignado com uso do FGTS começa dia 26 deste mês

Os trabalhadores de empresas privadas que tenham carteira assinada vão poder pegar empréstimo consignado com garantia do saldo do FGTS a partir do próximo dia 26, informou a Caixa Econômica Federal, administradora do fundo, segundo o site O DIA. Conforme a Caixa, essa linha de financiamento estará à disposição de 36,9 milhões de pessoas.
Segundo a regra, a Caixa vai abrir uma conta separada do FGTS, mas vinculada à conta original, que conterá 10% do saldo mais os 40% de multa rescisória devidos pela empresa, no caso de uma eventual demissão. O valor servirá exclusivamente para garantir o pagamento do empréstimo, assinala o DIA.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o objetivo da mudança é que os juros do crédito consignado oferecido à iniciativa privada, hoje em 2,37% ao mês, cheguem às taxas médias oferecidas para os servidores públicos (1,75% ao mês) e para os aposentados e os pensionistas do INSS, que têm uma taxa média de 1,9% ao mês e um teto de 2,08% ao mês.
Na avaliação de analistas, o consignado com garantia do FGTS não é necessariamente positivo para os trabalhadores do setor privado. Eles estariam abdicando de uma poupança que ficaria disponível em um momento de maior fragilidade, como a demissão sem justa causa, para fazer uma dívida no sistema financeiro.