Empréstimo consignado com uso do FGTS começa dia 26 deste mês

consignado fgts 1 9
Crédito estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores – Foto: Agência Brasil/Divulgação

Os trabalhadores de empresas privadas que tenham carteira assinada vão poder pegar empréstimo consignado com garantia do saldo do FGTS a partir do próximo dia 26, informou a Caixa Econômica Federal, administradora do fundo, segundo o site O DIA. Conforme a Caixa, essa linha de financiamento estará à disposição de 36,9 milhões de pessoas.

Segundo a regra, a Caixa vai abrir uma conta separada do FGTS, mas vinculada à conta original, que conterá 10% do saldo mais os 40% de multa rescisória devidos pela empresa, no caso de uma eventual demissão. O valor servirá exclusivamente para garantir o pagamento do empréstimo, assinala o DIA.

De acordo com o Ministério do Planejamento, o objetivo da mudança é que os juros do crédito consignado oferecido à iniciativa privada, hoje em 2,37% ao mês, cheguem às taxas médias oferecidas para os servidores públicos (1,75% ao mês) e para os aposentados e os pensionistas do INSS, que têm uma taxa média de 1,9% ao mês e um teto de 2,08% ao mês.

Na avaliação de analistas, o consignado com garantia do FGTS não é necessariamente positivo para os trabalhadores do setor privado. Eles estariam abdicando de uma poupança que ficaria disponível em um momento de maior fragilidade, como a demissão sem justa causa, para fazer uma dívida no sistema financeiro.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: