Manual ensina como fazer a poda das parreiras

poda embrapa
Poda é fundamental para garantir qualidade da uva – Foto: Embrapa

A poda das parreiras é essencial para produzir uva de qualidade, destaca a Embrapa. Por isso, quem tem pés da fruta no quintal para consumo doméstico deve tomar alguns cuidados para fazer o manejo correto. Essas orientações estão no “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, produzida pela Embrapa Uva e Vinho e disponível gratuitamente para download no Portal da Embrapa.

De acordo com a Embrapa Uva e Vinho, há diferentes tipos de poda: longa, curta, mista, de formação e verde. Nas regiões de clima temperado, com o término do inverno e a chegada da primavera nas regiões de clima temperado, o momento é de podar as parreiras. Recomendável, portanto, buscar a ajuda do manual da Embrapa para fazer o manejo correto.

“Produzimos um guia visual, com ilustrações e explicações detalhadas para facilitar a realização da poda dos parreirais domésticos, pois muitas vezes repassamos detalhes técnicos que são difíceis de serem entendidos”, relata o engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho Rodrigo Monteiro, um dos autores do manual.

Segundo Monteiro, a poda seca é fundamental para garantir a qualidade da uva produzida, possibilitando um perfeito equilíbrio entre a quantidade e o vigor das folhas e galhos, e a produção de uvas. “Para termos bons resultados, não basta retirar qualquer galho, deve-se saber exatamente como manejar a planta. Uma poda malfeita pode prejudicar a produção de uvas por vários anos.”

Embora tenha sido produzida para leigos, a manual também é uma fonte de informação para os viticultores profissionais.

Além de conter informações sobre os diferentes tipos de poda nos sistemas de espaldeira e latada, o manual apresenta informações adicionais, como, por exemplo, a necessidade de repoda em casos de granizo ou geada.

A versão on line do Manual Poda da Videira em Clima Temperado está disponível para download em bit.ly/manualdepoda. Os interessados em obter a versão impressa poderão retirar diretamente na área de Transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho. (Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves).

Da redação, com informações da Embrapa

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: