COMIGO forma jovens e mulheres cooperativistas

A COMIGO, em parceria com o Sescoop-GO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), realiza nesta sexta-feira (5), no salão da Associação Atlética COMIGO, em Rio Verde (GO), a partir das 19h, a formatura dos participantes da sétima turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas e da quarta turma do Programa de Formação de Mulheres Cooperativistas. Ao todo, vão se formar 41 mulheres associadas ou esposas de cooperados e ainda 25 jovens cooperados, filhos ou netos de cooperados.
Até agora, somando-se essas quatro turmas, a COMIGO já formou 157 mulheres e 206 jovens (em sete turmas). O objetivo da cooperativa com os cursos é de fortalecer o agronegócio, o cooperativismo e trazer renovação ao processo sucessório cooperativista e do negócio familiar.
Há uma grande preocupação da COMIGO com o êxodo rural para as cidades e a sucessão nos negócios agrícolas. É grande o número de filhos de produtores que saem do campo para fazer curso superior na zona urbana. Muitos deles, por optarem por cursos distantes do mundo do agronegócio – como direito, medicina, nutrição, jornalismo, engenharia, farmácia, economia, entre outros – acabam seguindo suas profissões na cidade, longe do campo e das atividades das famílias.
Produção de alimentos
Estima-se que a população rural em Goiás seja de pouco mais de 7% e, se nada for feito para atrair os jovens para o campo, este número deve cair ainda mais. Isto comprometeria de forma drástica a produção de alimentos e a própria condição nas cidades.
Assim a COMIGO, de forma pioneira no Centro-Oeste, está promovendo este curso que tem o objetivo, em primeiro lugar de fortalecer, os laços familiares para que os pais possam dar oportunidade a seus filhos em suas propriedades. Em segundo lugar, para que esses filhos aprendam a importância do negócio familiar, da responsabilidade e de se dar continuidade ao trabalho dos pais.
O curto também tem o objetivo elevar o interesse dos participantes pelo cooperativismo, através da capacitação e informação, com destaque para a importância de o jovem e a mulher entenderem bem o seu papel nas atividades relacionadas ao agronegócio.
Com resultados promissores, a iniciativa busca ainda inserir a família dentro do contexto cooperativista, em especial da COMIGO, ressaltando sua atuação como uma cooperativa que contribui muito para o desenvolvimento.
Com duração de cinco meses, os cursos são divididos em seis módulos que abordam temas como cooperativismo, sucessão familiar, educação e empreendedorismo, projeto de vida e protagonismo, entre outros. Um exemplo que repercute de forma positiva na vida pessoal, profissional e familiar, possibilitando o surgimento de novas lideranças na Cooperativa, que já conta com membros formados no programa dentro do conselho, bem como na comunidade.
Da COMIGO