CREAs devem manter atendimento aos técnicos agrícolas, diz Fenata

fenata logo
Fenata pede ao Confea para avisar CREAs sobre continuidade dos serviços prestados à categoria 

Os técnicos agrícolas de todo o país ainda têm vínculo com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs), que devem continuar prestando à categoria serviços como registro profissional, regularização de pendências de anuidades e certidão de regularidade, entre outros. Esses profissionais só sairão dos CREAs a partir da instalação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, o que ocorrerá somente até 60 dias após a eleição e posse da primeira diretoria do órgão de fiscalização da profissão, prevista para este ano.

O esclarecimento é da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), que tratou do assunto com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Na reunião, a Fenata informou que muitos CREAs estavam deixando de atender os técnicos agrícolas. Diante disso, o Confea enviou orientação, por e-mail, aos CREAs para que continuem prestando serviços regulares aos técnicos agrícolas.

No encontro, a Fenata enfatizou que a Lei 13.639/18, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas em março deste ano, e o Artigo 12 do Decreto 9.461/18 asseguram o atendimento de até 60 dias após a eleição e posse da diretoria do órgão de fiscalização da profissão. Segundo esse artigo, os profissionais devem manter registro nos atuais CREAs pelo prazo de sessenta dias, contado da data de conclusão do processo eleitoral do conselho federal.

Em nota divulgada em seu site, a Fenata observa que o Artigo 12 estabelece ainda que os valores pagos pelos profissionais nesse período serão repassados pelos conselhos de fiscalização profissional ao Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas.

Por meio do Facebook, o presidente da Fenata, Mário Limberger, ressaltou que a entidade agiu rápido para reclamar ao Confea sobre essa situação. “O Confea imediatamente reconheceu o equívoco dos CREAs e enviou orientação para continuar o atendimento. Dessa forma, asseguramos atendimento e tranquilidade aos nossos profissionais para que possam seguir trabalhando” até a transição para o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e seus respectivos conselhos regionais.

oficio fenata

 

 

oficio confea

OF_CONFEA_3

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: