Encontro avalia oportunidades para desenvolver bioprodutos

biomassa 6
Palestrantes apresentar possibilidade de uso da biomassa – Gov/SP/Divulgação

A obtenção e o desenvolvimento de bioprodutos a partir da biomassa no conceito de biorrefinaria é a temática da segunda mesa redonda do V EnPI (Encontro de Pesquisa e Inovação), que ocorre na terça-feira (9), das 15h40 às 17h30, no auditório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. A mesa redonda, coordenada pelo pesquisador da Embrapa Agroenergia, Félix Siqueira, conta como palestrantes Roberto Yokoyama, Rogério Balieiro e Bruno Laviola.

O primeiro palestrante é Roberto Yoshitami Yokoyama, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma) e da Câmara Setorial de Palma de Óleo (Belém/PA). Ele é graduado em agronomia pela Universidade de São Paulo (1977) e atualmente é diretor presidente da Dendê do Pará S.A. e diretor de Meio Ambiente da Guaporé Pecuária S/A. O tema de sua palestra é “Usos do Óleo de Palma e Coprodutos”. Sua apresentação, conta Yokoyama, vai focar nas “possibilidades de usos da torta de amêndoas, fibras, cachos vazios, efluente líquido da extração do óleo, casca de nozes e a borra”.

O segundo palestrante é Rogério Balieiro, engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia e diretor de novos negócios da Caramuru Alimentos S.A. Em sua palestra, Balieiro vai tratar do aproveitamento integral da soja e do milho. Por fim, a palestra é do pesquisador Bruno Galveas Laviola, que desenvolve pesquisas as áreas de melhoramento e produção de biomassas para fins energéticos e atua como membro da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel (RBTB/MCTIC) e da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB/MAPA). O pesquisador apresentará em sua palestra “Sistemas de Inteligência e Gestão Territorial de Biomassa”.

A quinta edição do Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia tem em sua programação, além de quatro mesas redondas na temática de Biomassa para a Bioeconomia, a apresentação e premiação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa Agroenegria e parceiros.

O evento se estende até quarta-feira (10), no auditório da CNA (Setor de Grandes Áreas Norte 601 Modulo K – Asa Norte).

Clique aqui para acessar a programação.

Faça aqui sua inscrição

Da Embrapa Agroenergia

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: