Liderança do agronegócio, Heinze é eleito senador pelo RS

heinze 7 10
Heinze, uma dos vozes mais atuantes do agro no parlamento – Câmara dos Deputados/Arquivo

Uma das principais lideranças do agronegócio na Câmara dos Deputados agora é o novo senador pelo Rio Grande do Sul. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) conquistou uma das duas vagas para o Senado, com mais de 22% dos votos válidos, disputadas no estado. Até sábado (6), véspera da eleição deste domingo (7), ele aparecia em quarto lugar nas pesquisas, mas acabou surpreendendo os adversários. A outra vaga ficou com Paulo Paim (PT), que foi reeleito.  

Natural de Candelária, Heinze, 68 anos, foi prefeito de São Borja de 1993 a 1997. No ano seguinte, ingressou pela primeira vez na Câmara Federal, onde permanece até hoje. Neste ano, o engenheiro agrônomo e produtor rural se lançou pré-candidato ao governo do RS.  Porém, num acordo entre o PP e o PSDB em nível nacional, o partido se uniu à candidatura de Eduardo Leite no estado.

Com isso, Heinze resolveu disputar uma das vagas ao Senado, no lugar da senadora Ana Amélia (PP), que iria tentar a reeleição, mas foi para a chapa de Alckimn como vice. Na reta final da campanha, Heinze declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

O parlamentar lembrou que tem uma relação pessoal antiga com o candidato do PSL. “Trabalhamos juntos em muitas matérias. Nos conhecemos há 20 anos e eu já havia me comprometido com ele”, afirmou.

Em Brasília, Heinze já foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e é um dos mais atuantes deputados na defesa das causas do setor agrícola.

Da redação, com informações do Correio do Povo

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta