AgropecuáriaNotícias do dia

Agro elogia indicação de Tereza Cristina para ministra da Agricultura

tereza cristina 8 11 fpa
Deputada Tereza Cristina, futura ministra da Agricultura – FPA/Divulgação

A indicação da deputada federal e engenheira agrônoma Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para ministra da Agricultura no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, a partir de 1º de janeiro de 2019, foi saudada pelas entidades representativas do agronegócio. Entre elas, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Aprosoja Brasil, Aprosoja/MT, Famato, ABPA e Acrimat e Abrass, entre outras.

O apoio mostra que Tereza Cristina se tornou, em menos de um ano à frente da FPA, uma liderança forte não só na bancada ruralista, mas também entre os produtores rurais. A expectativa é que a deputada consiga reduzir a burocracia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), intensificar a abertura de mercados para os produtos agropecuários brasileiros e avançar em questões como as novas regras para o licenciamento ambiental.

Primeira mulher indicada para o ministério do governo Bolsonaro e segunda a ocupar a pasta da Agricultura – a primeira foi Kátia Abreu, no governo Dilma Rousseff –, Tereza Cristina é produtora rural e já foi gerente-executiva do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do governo de Mato Grosso do Sul.

Veja abaixo a repercussão da indicação de Tereza Cristina para comandar o Mapa:

CNA

“A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) parabeniza a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) pela sua indicação para o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Como parlamentar, Tereza Cristina sempre atuou na defesa dos produtores rurais brasileiros e agora, como ministra, terá condições de trabalhar ainda mais em benefício do setor.

A CNA se coloca à disposição para construir uma agenda conjunta para o desenvolvimento da agropecuária e do país.”

Aprosoja Brasil

“A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) saúda a deputada federal Tereza Cristina (DEM/MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), por ter sido escolhida para assumir Ministério da Agricultura a partir de 1º de janeiro de 2019.

O anúncio foi feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro através das redes sociais no final da tarde desta quarta-feira (7/11) após reunião com os integrantes da FPA, em Brasília.

“Tenho certeza de que ela fará um excelente trabalho”, afirmou o presidente da Aprosoja Brasil após o anúncio. De acordo com Bartolomeu Braz Pereira, Tereza Cristina é uma produtora rural competente e grande representante do setor do agronegócio.

“Ela representou muito bem o nosso setor como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Confio muito nela e tenho certeza de que fará um excelente trabalho no Ministério da Agricultura. Ela também poderá contar com a Aprosoja Brasil para que as políticas sejam definidas junto com o apoio do setor produtivo e as bases”, salientou.””

Acrimat

“A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) manifesta sua satisfação com o anúncio de que a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina da Costa Dias (DEM/MS), será a próxima ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O anúncio foi feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro na tarde desta quarta-feira, em suas redes sociais, após receber a indicação, oficialmente, por representantes do setor agropecuário.

Para o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, a deputada Tereza Cristina, que também é produtora rural, representará muito bem o setor devido à atuação que vem demonstrando à frente da FPA.”

“A deputada é sensível às pautas do setor agropecuário e tem se mostrado uma grande parceira do setor produtivo. Desejamos sucesso à nova ministra que assumirá em janeiro”, afirma.”

ABPA

“O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, exaltou a indicação da presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Deputada Tereza Cristina (DEM-MS) como futura Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Governo de Jair Bolsonaro.

A deputada Tereza Cristina tem conhecimento técnico e respaldo político para assumir o cargo.  É uma liderança fundamental para o setor produtivo nacional, com trabalho inquestionável à frente da FPA.  Estamos bastante confiantes, pois ela conhece o setor de proteína animal como poucos, e sabe claramente das dificuldades e oportunidades que temos pela frente”, analisa Turra.”

Famato

“O Sistema Famato parabeniza a escolha da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina da Costa Dias (DEM/MS), para Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o presidente da entidade, Normando Corral, a deputada reúne todas as qualidades para ocupar o cargo. “É produtora rural, tem liderança no setor e preside a FPA. Consideramos a indicação muito positiva. Tem o total apoio do Sistema Famato”.

O presidente eleito Jair Bolsonaro fez o anúncio por meio das redes sociais no final da tarde desta quarta-feira (7/11) após reunião com os integrantes da FPA, em Brasília.”

Aprosoja

“A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apoia a indicação da deputada e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O presidente eleito, Jair Bolsonaro, divulgou há pouco em suas redes sociais o nome da deputada.

A associação apoiava outro nome, mas o presidente Antonio Galvan frisou que a escolha da deputada também dá peso ao setor no ministério. “Com certeza, daremos todo o apoio à nova ministra e esperamos que faça um excelente trabalho na solução das dificuldades do setor agrícola brasileiro”, disse.

Hoje à tarde [ontem], o presidente da Aprosoja, o vice, Fernando Cadore, e o consultor técnico, Wanderlei Dias Guerra, estiveram com a deputada e já reiteraram pessoalmente o apoio.”

Abrass

“A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) manifesta apoio à indicação da deputada e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina (DEM/MS), como nova ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez o anúncio na última quarta-feira (7/11), em Brasília, por meio das redes sociais após reunião com integrantes da FPA.

Para o presidente da Abrass, Tiago Fonseca, a indicação de Tereza representa a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito por ela em prol de melhorias ao agronegócio nacional. “Tereza esteve à frente da FPA lutando por causas importantes ao agronegócio. Por ser produtora rural, ela conhece a realidade e demandas do setor e, por isso, trabalhou de forma eficaz em prol do crescimento do agro e da economia do país”, destacou o presidente da Abrass.

“Tereza é uma verdadeira líder e possui conhecimento vasto sobre todos os âmbitos do agronegócio, o que há levou a abraçar causas importantes para as entidades do setor. Então, estamos muito felizes e satisfeitos com a sua indicação, pois sabemos que ela continuará um excelente trabalho que já começou como deputada e presidente da FPA” complementou Tiago.

A deputada, que também é produtora rural, é a primeira mulher a ser indicada para o ministério do governo Bolsonaro.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading