Pesquisador da Embrapa é apontado como futuro ministro do Meio Ambiente

evaristo youtube 15
Evaristo de Miranda é o nome preferido para ocupar o cargo –  Reprodução/Youtube

Pertence aos quadros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) um dos nomes com maiores chances de vir a ser o ministro do Meio Ambiente no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Trata-se de Evaristo de Miranda, hoje chefe-geral da Embrapa Territorial. Agrônomo, com mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França), ele é autor de 42 livros e pesquisador com grande conceito dentro e fora do Brasil.

No momento, disse uma fonte ao AGROemDIA, somente algum problema particular poderia impedir Evaristo de assumir o cargo.

De perfil técnico, o agrônomo é apontado como alguém com capacidade para dialogar com os diferentes grupos envolvidos com as políticas públicas ambientais.

O setor produtivo rural, por exemplo, tem enorme respeito pelo trabalho desenvolvido por Evaristo à frente da Embrapa Territorial.

Em 2016, a unidade da Embrapa, com sede em Campinas (SP), fez um mapeamento da área ocupada com a produção agrícola no país e calculou que o setor utilizava 7,8% do território nacional (65.913.738 hectares) com lavouras.

No final do ano passado, dados apresentados pela NASA praticamente confirmaram o número divulgado pela Embrapa Territorial. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a área de lavouras representa 7,6% (63.994.479 hectares) do território nacional.

Antes de chefiar a Embrapa Territorial, Evaristo esteve na direção da Embrapa Semiárido, Embrapa Meio Ambiente.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Pesquisador da Embrapa é apontado como futuro ministro do Meio Ambiente

  • 16 de novembro de 2018 em 23:57
    Permalink

    Vejam bem, deixar de nomear um Técnico para nomear um Deputado.
    Políticos não tomam jeito neste País. Precisam ter um pouco mais de discernimento e de vergonha na cara.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: