Área de plantio de arroz deve cair 6,9% nesta temporada

lavoura arroz 9 1 19
Produtores reduzem área depois de um ano pouco favorável à cultura – Paulo Lanzetta/Embrapa

2018 não foi nada favorável à cadeia produtiva de arroz, avalia o Cepea. Os preços médios do ano passado ficaram menores que os de 2017, devido à dificuldade de elevação no consumo e, consequentemente, de beneficiamento de casca. Por isso, produtores consultados pelo Cepea reduziram a área de arroz em todas as regiões do país. Segundo dados da Conab, a área desta temporada deve ficar 6,9% inferior à do ano anterior, a 1,84 milhão de hectares.

Dados do Cepea apontam que produtores até conseguiram arcar com os custos operacionais. No entanto, ao se computar os custos totais, a receita não foi suficiente para pagamentos de todos os valores econômicos envolvidos. Também houve aumento no custo de produção para a temporada 2018/19, reflexo da desvalorização do real frente ao dólar, que encareceu os insumos.

Da redação, com Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: