Preços do café recuam no Brasil neste início de ano

cafe 9 1 19
Cotações do mercado internacional afetam preços internos do café – Embrapa

Os preços internos dos cafés arábica e robusta recuaram fortemente em dezembro e iniciam janeiro em queda, influenciados pela baixa das cotações externas de ambas as variedades, de acordo com pesquisas do Cepea.

O recuo no mercado internacional, por sua vez, está atrelado à elevada produção em 2018/19 – com a safra recorde no Brasil e alto volume em outras origens –, ao fortalecimento do dólar e às boas expectativas para a safra brasileira em 2019/20.

Em dezembro, a média do Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, foi de R$ 420,32/saca de 60 kg, quedas de 4,8% em relação à de novembro e de 12,7% em comparação com dezembro/17, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI de novembro/18).

Quanto ao robusta, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima teve média de R$ 309,44/saca de 60 kg em dezembro, queda de 6,7% em relação a novembro e de 20,6% em um ano, em termos reais.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: