Aprosoja apresenta na Europa a produção agrícola sustentável de MT

aprosoja 16 11
Produtores de MT buscam maior aproximação com mercado europeu – Aprosoja/Arquivo

Uma comitiva liderada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) parte para a Europa para uma série de reuniões com autoridades políticas, órgãos ambientais, entidades e imprensa para mostrar a sustentabilidade da produção agrícola do estado.

“Queremos mostrar para as autoridades europeias e para o mercado que somos o país que mais preserva no mundo e que os agricultores seguem uma legislação rígida no Brasil. Em Mato Grosso, temos o programa Soja Plus, que busca colocar todos os produtores rurais em conformidade com as legislações ambiental e trabalhista. Isso precisa ser visto e reconhecido mundo afora”, afirma Antonio Galvan, presidente da Aprosoja.

Além da Aprosoja, organizam o evento a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol) e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH).

O primeiro compromisso da delegação será em Bruxelas, na Bélgica, na segunda (19). Será realizado um workshop sobre a produção sustentável de soja no Brasil. O público alvo são o mercado europeu, como varejistas e membros da Comissão Europeia.

Na terça (20), haverá uma mesa redonda no Parlamento Europeu e, em seguida, uma reunião com o Amsterdam Group. “É uma iniciativa criada pelos governos da Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega e Reino Unido para debater a eliminação do desmatamento relacionada com o comércio das commodities agrícolas com estes países”, explica Marlene Lima, gerente de Sustentabilidade da Aprosoja.

Para fechar a agenda de compromissos em Bruxelas, haverá na quarta (21) uma reunião do comitê formado Aprosoja, Abiove, Fefac e Fediol e IDH sobre o memorando de entendimento assinado por essas entidades sobre produção sustentável de soja.

Em Paris, na quinta (22), a comitiva se reunirá com a Associação Francesa de Alimentos Compostos, membro da Fefac. Já na sexta (23), em Berlim, haverá reunião com autoridades alemãs e com a Embaixada Brasileira no país.

Da Aprosoja

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: