FPA: Futuro chanceler do Brasil recebe demandas de produtores de soja

fpa reuniao futuro chanceler
Deputados e produtores debatem comércio exterior com futuro chanceler – Divulgação/Aprosoja

O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi o convidado da reunião-almoço desta terça-feira (20) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. Durante o encontro, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, apresentou a Ernesto Araújo as principais demandas dos produtores brasileiros de soja para o comércio internacional.

Os sojicultores querem a revisão das diretrizes de Estado para política externa com objetivo de promover os principais produtos de exportação brasileiros. Segundo eles, isso não existe atualmente. Também sugerem que os acordos bilaterais e multilaterais sejam pautados conforme os interesses do Brasil.

No documento com as reivindicações da cadeia produtiva da soja, já entregue ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, os produtores propõem que seja trabalhada uma política externa de negociação bilateral com a China.

As entidades representativas do setor de soja defendem ainda o fortalecimento dos adidos agrícolas e das estruturas de apoio nas embaixadas brasileiras, “que hoje contam com mais profissionais e atividades para cultura e turismo do que para setores chaves para economia brasileira, como o agronegócio”.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta