Atraso na adubação afeta qualidade da banana

banana 29
Custo dos produtos retarda adubação, segundo o Cepea- Léa Cunha/Embrapa

Com o atraso nas adubações, a qualidade da banana deve continuar em queda nos próximos meses. Esse cenário se deve ao dólar elevado, visto que a maioria dos produtos utilizados é importado. Assim, algumas pencas ficaram mais finas, desvalorizando a fruta.

Os produtores que conseguiram realizar a adubação em outubro podem conseguir resultados melhores, levando em conta também que o volume de chuvas aumentou em parte das praças consultadas pelo Cepea nesse período, ajudando no processo de absorção dos nutrientes do solo.

Para o início de 2019, produtores se mostram preocupados com a possibilidade de aumento dos custos, visto que, além do câmbio em patamar elevado, o clima mais chuvoso durante a “safra de nanica” pode impulsionar a necessidade de pulverizações. O aumento da umidade no início do ano também pode favorecer a incidência de doenças fúngicas nas roças, como a famosa sigatoka amarela.

Do Cepea/Hortifruti

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta