Armazenagem agrícola é desafio para o Brasil, diz Evair de Melo

evair de melo 30 11
Deputado defende política pública para evitar perdas de produtos agrícolas – Arquivo/Câmara

O Brasil precisa de uma política que incentive a redução das perdas de grãos, defende o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), um dos coordenadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). “Temos muita política de incentivo à produção, que é ‘empurrada’. Você produz e se pergunta: ‘e agora?’ Não tem caminhão, não tem estrada, não tem câmara fria, não há armazéns e o produtor acaba se perdendo”, assinalou Evair de Melo.

Também vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o parlamentar disse que um país agrícola como o Brasil necessita de iniciativas que busquem reduzir as perdas. “Não temos uma política de armazenagem. Somos um país produtor de grãos, de carne e o governo não criou essa inteligência ao longo da história e temos um déficit”.

Entre 2013 e 2017, a armazenagem em fazendas passou de 13% para 15% da produção anual de grãos. Em países como o Canadá, por exemplo, esse número chega aos 80%, observou Evair de Melo. Apesar do aumento do número de propriedades rurais com armazenagem, enfatizou o deputado, o Brasil ainda está abaixo do ideal nessa área.

Evair de Melo abordou o tema ao participar, nesta semana, do Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O convite ao parlamentar foi feito por seu trabalho no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), que resultará no lançamento do livro “Perdas e Desperdícios de Alimentos: Estratégias de Redução”, no dia 12 de dezembro. Ele é o relator da publicação, na qual serão apresentados números sobre o prejuízo do desperdício no país.

Em sua palestra, Evair de Melo citou algumas iniciativas do Cedes voltadas à redução das perdas de grãos. Entre elas, estão a criação de uma Política Nacional de Educação Alimentar e Nutricional do Consumidor, objetivando desenvolver uma consciência para o consumo adequado e responsável de alimentos, e a elaboração pelo governo federal de um Plano Nacional de Armazenagem de Grãos, com atenção especial à estocagem dentro das fazendas.

O parlamentar também reforçou a importância de o governo federal dar mais apoio à agricultura, que tem sido o pilar da economia brasileira nos últimos anos, mesmo com a crise. “Nós somos um país rural. Quando a maré está alta, todos estão sorrindo. Mas quando a maré da economia brasileira abaixou, a agricultura foi quem continuou forte e produtiva”.

Assista à palestra completa neste endereço:  https://youtu.be/ogVR9b1dawk

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta