Anater comemora 70 anos da extensão rural do Brasil

Anater celebra 70 anos da Extensão Rural do Brasil3
Extensionistas rurais participaram de seminário para avaliar cenário do setor – Jerúsia Arruda

Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram, nessa segunda-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília, do seminário “Desafios da Extensão Rural no contexto atual”. O evento marcou a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, promovida pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e as comemorações dos 70 anos da extensão agrícola no Brasil.

Com uma programação especial que se estende até esta quarta (5), a Semana Nacional do Extensionista Rural 2018 tem como objetivo celebrar os 70 anos da Extensão Rural do Brasil e o Dia do Extensionista Rural, cuja data nacional é 6 de dezembro, quinta-feira.  A iniciativa também visa mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Anater na reestruturação da assistência técnica e extensão rural brasileira e na promoção do desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro a integração entre a Ater, o ensino e a pesquisa.

Durante a solenidade, o presidente Valmisoney Moreira Jardim destacou que a Anater está presente em 21 unidades da Federação, beneficiando diretamente mais de 90 mil famílias de agricultores em 1.549 municípios, em todas as regiões do país, com a expectativa de chegar a 115 mil famílias até o final deste ano. “Nesta primeira etapa, foram priorizadas as famílias em situação de vulnerabilidade da região do Semiárido, comunidades e povos tradicionais, mulheres e jovens rurais, assegurando oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater e contribuindo para o resgate da cidadania, para a autonomia e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, ressaltou.

O presidente da Frente Parlamentar de Ater, deputado federal Zé Silva, lembrou o amplo movimento nacional para criação da Anater, liderado pela Asbraer, com parcerias e participação democrática, que mobilizou extensionistas rurais e suas organizações, lideranças de agricultores rurais, estudiosos e acadêmicos, os setores sociais e político, e que culminou com a aprovação da Agência, em 2013, pelo Congresso Nacional, sendo regulamentada pela Presidência da República em 2014.

“O Orçamento-Geral da União investe R$ 4 bilhões por ano para prestar assistência técnica ao agricultor, através de vários ministérios, e só metade dos agricultores do país recebe assistência. A Anater sonhada é para ser a inteligência da agricultura brasileira, que possa captar os recursos de todos os ministérios e garantir a universalização do acesso aos serviços de Ater”.

Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Luiz Ademir Hessmann, a realização da Semana Nacional do Extensionista Rural é uma forma de valorização desse importante trabalho para o desenvolvimento do país. “As discussões ocorridas nesse evento estão possibilitando um debate franco, sincero e convergentes com nossa responsabilidade de levar a extensão rural como uma bandeira tão importante para a economia e para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

O secretário Jefferson Coriteac, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) disse que, como presidente do Conselho de Administração da Anater, sempre procurou conduzir os trabalhos de forma incisiva e assertiva para garantir que os recursos fossem repassados à Anater para manutenção dos projetos. “Nos próximos dias, vamos assinar um novo aditivo ao contrato de gestão e estamos reformulando a proposta, dando toda autonomia e responsabilidade para a Anater para que os extensionistas possam trabalhar de maneira bastante profícua”.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Argileu Martins, disse que a Anater foi concebida para fazer da tecnologia e da inovação uma ferramenta para que os pequenos agricultores possam ser engatados como vagão nessa locomotiva que é o agro. “A Anater pode fazer esse trabalho de forma mais célere, considerando que as estruturas da administração têm dificuldades de assim fazê-lo”.

A programação da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018s encerra, nesta quarta-feira (5), com um curso de formação de gestores de Ater, com participação de 100 extensionistas rurais de todas as unidades da Federação.

Da Anater

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: