Governo Bolsonaro vai apoiar fortalecimento do setor de leite

ordenha leite 14 12 embrapa humberto nicoline
Preços do leite não estão cobrindo custos de produção – Humberto Nicoline/Embrapa

O governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que assume no próximo dia 1º, está atento à crise enfrentada pelo setor de leite e buscará fortalecer os produtores. A informação é do deputado Evair de Melo (PP-ES), autor do projeto de lei (PL 9044/17) que limita a entrada do produto importado de países que não tenham legislação ambiental tão rigorosa quanto à brasileira.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair de Melo tratou do assunto com a futura ministra do Alimento e Desenvolvimento Rural, Tereza Cristina, nesta semana, após reunião com representante da agricultura familiar.

Segundo o deputado capixaba, Tereza Cristina se comprometeu em apoiar a agenda defendida pelos produtores de leite. Uma das medidas reivindicadas pelo setor para voltar a ter competitividade no mercado interno é a de restringir as importações do produto.

Em algumas regiões do país, os preços pagos ao produtor não estão cobrindo os custos de produção.  Em Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, há produtores recebendo R$ 0,80 por litro de leite. Na maior parte do estado, conforme a Fetag-RS, o valor fica na faixa de R$ 1,00, o que não compensa os gastos dos criadores de gado de leite.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

2 comentários em “Governo Bolsonaro vai apoiar fortalecimento do setor de leite

  • 25 de dezembro de 2018 em 18:38
    Permalink

    Em 01 de Janeiro de 2019 começaremos uma nova fase do Brasil. O novo presidente Bolsonaro já disse: governará para todos os brasileiros. Para governo dar certo , todo brasileiro tem de assumir suas responsabilidade como cidadão.
    O BRASIL SOMOS TODOS NÓS PROFESSOR JOSÉ ORLANDO BENTO.

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2018 em 21:13
    Permalink

    a mais de 12 anos a politica brasileira de importação de leite em pó só cresse , e o produtor só padesse pra pruduzir na entresafra gasta muito tentando recomperar na safra , quando chega a safra o preço do leite fica abaixo de preço de banana no final de feira. fica tao dificil em trabalhar o produtor a nivel de qualidade , devido ao custo e o preço final do leite.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: