Margens de lucro dos produtores de soja podem cair em 2019

soja 7 1 19
Safra recorde de grãos não deve ser confirmar, segundo o Cepea – Embrapa

A menor produtividade das lavouras de soja em vários estados brasileiros, o aumento do custo de produção da safra 2018/19 e as expectativas de queda cambial devem reduzir a margem de lucro dos produtores na temporada 2018/19, de acordo com pesquisadores do Cepea.

Além disso, a produção recorde pode não se concretizar devido ao clima seco em dezembro, cenário que antecipou o ciclo das lavouras implantadas em setembro, prejudicando o potencial produtivo em muitos estados do país.

O pré-acordo comercial entre os Estados Unidos e a China também é foco do setor neste início de 2019. Em 2018, a demanda chinesa foi deslocada para o Brasil em detrimento dos Estados Unidos, elevando prêmios de exportação e os preços domésticos. Com o avanço dos entendimentos com os EUA, os chineses podem vir a comprar menos soja do Brasil.

Da redação, com Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta