AgropecuáriaNotícias do dia

Projeto da Anater apoia produtores de leite em Minas Gerais

producao_leite_alta 5 1 19
Iniciativa reforça ações de Ater em 45 municípios produtores de leite em MG – Anater/Divulgação

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Anater) está levando assistência técnica e promovendo o desenvolvimento rural sustentável das mais diferentes cadeias produtivas de todo o país. Em Minas Gerais, a parceria da Anater com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) vai possibilitar a oferta de serviços de Ater para agricultores familiares produtores de leite, contribuindo para o enfretamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

De acordo com a divisão de mesorregiões do IBGE, mais de 50% dos estabelecimentos instalados nessas regiões do Estado se dedicam à criação de bovinos, o que engloba mais de 7.200 estabelecimentos. Segundo a Emater-MG, a grande maioria desses estabelecimentos são da agricultura familiar.

Conforme previsto no plano de trabalho, o projeto de fortalecimento da Ater para produtores de leite integra 1000 famílias de agricultores, mulheres e jovens rurais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, através de ações que levem em consideração a capacidade operacional instalada bem como a realidade e o contexto regional.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que essas ações visam tornar os empreendimentos mais eficientes e qualificados para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional. “Além da qualificação da produção, a parceria também vai abrir e ampliar a abertura de mercado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto aos governos estaduais e municipais, e promover a inserção dos empreendimentos como fornecedor do segmento supermercadista e atacadista.”

De acordo com o presidente da Anater, o potencial de trabalho, os recursos humanos e materiais e a infraestrutura da Emater-MG representam uma força de trabalho capaz de cumprir as atividades do programa, cuja execução está prevista para até dezembro de 2020.

Segundo ele, a Anater já está presente em todas as unidades da Federação. “A proposta da Anater é inovadora e tem levado soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural, sempre considerando e valorizando as especificidades da realidade local de cada região. Nossa expectativa é que, em um breve, a Anater possa alcançar a todos os pequenos produtores do País, nas diversas cadeias produtivas, contribuindo para elevar a abrangência e a qualidade da assistência e para o fortalecimento e a promoção do desenvolvimento rural sustentável.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading