Cooperação vai apoiar plantio de soja no nordeste do Pará

soja 15 2 19
Acordo avaliará sistema de produção sustentável do grão na região – Leila Costamilan/Embrapa

O acordo de cooperação técnica oficializado entre Embrapa, Sindicato Rural de Castanhal e Secretaria Municipal de Agricultura vai apoiar o cultivo de soja na região do Guamá e Caeté. O objetivo, segundo a agrônoma Mazillene Borges, analista da Embrapa Amazônia Oriental, é instalar unidades experimentais de cultivo de soja em áreas de produtores para avaliar sistemas sustentáveis de produção desse grão na região.

O diretor do sindicato, Francisco Gomes, afirma que o cultivo da soja é uma demanda antiga dos produtores de Castanhal e municípios vizinhos. “Os produtores querem iniciar seus plantios, mas ainda precisam de orientações técnicas da pesquisa para investir nessa cultura”, ressaltou.

De acordo com Roni Azevedo, pesquisador da Embrapa, o estado do Pará plantou, em 2018, cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 200 mil na região Paragominas, principal polo produtor de grãos do estado.

Além de avaliar cultivares de soja já desenvolvidas pela Embrapa, o trabalho poderá gerar novos materiais genéticos adaptados à região, segundo o pesquisador Jamil El Husny, da Embrapa.

O secretário de agricultura de Castanhal, Francisco Carlos de Souza, ressaltou a necessidade de aproveitar áreas alteradas para a produção de alimentos. “O cultivo sustentável da soja, com base em tecnologia e pesquisa, é uma alternativa para gerar renda e alimentos para a população local”, completou.

A ação faz parte do projeto Transferência de Tecnologias e Comunicação para Sistemas Sustentáveis de Produção de Soja, liderado pela Embrapa Soja (Londrina-PR). O acordo de cooperação foi oficializado nessa quinta-feira (14).

Da Embrapa Amazônia Oriental

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: