Agropecuária

Indicador do café arábica sobe quase 180 reais/sc na parcial deste mês

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Os preços do café arábica atravessam mais um mês em forte avanço. De 29 de outubro a 23 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto na capital paulista, teve alta de 179,39 reais/saca de 60 kg (ou +14,3%), fechando a R$ 1.435,66/saca de 60 kg nessa terça-feira (23). Trata-se de um novo patamar máximo nominal da série histórica do Cepea, iniciada em 1996.

Ressalta-se que, em termos reais, o recorde é de R$ 2.315,55/sc, registrado em 28 de maio de 1997 (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI). Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento está atrelado às altas dos valores externos.

Além de preocupações relacionadas ao clima, entraves logísticos enfrentados em todo o globo continuam dificultando a comercialização de café. No Brasil, começam a aumentar as preocupações quanto ao pegamento das floradas da safra 2022/23. Agentes consultados pelo Cepea indicam que flores vêm sendo abortadas em parte dos cafezais atingidos por geadas e/ou pela seca.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading