Hamm pede urgência na votação do projeto do porte rural de arma de fogo

afonso hamm 28 3 19
Hamm: Proposta visa a aumentar a segurança no campo – Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O projeto do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS) que disciplina o porte rural de arma de fogo deve ser incluído na ordem do dia para a ir à votação no plenário da Câmara dos Deputados. “Temos urgência na votação do projeto”, disse ao AGROemDIA, nesta semana, o parlamentar gaúcho.

A inclusão da proposta na ordem do dia da Câmara foi pedida por meio de requerimento assinado pelo líder de um bloco formado por 10 partidos, o deputado Arthur Lira (PP/AL). O projeto de Hamm tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania desde novembro do ano passado. A mesa diretora ainda não se posicionou sobre o pedido.

O parlamentar gaúcho lembra que o projeto já foi aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Segundo a proposta, a licença para o porte rural de arma de fogo terá validade de 10 anos e será restrita aos limites da propriedade rural. A arma licenciada será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal.

Ainda de acordo com o projeto de Hamm, o extravio, furto ou roubo deverá ser imediatamente comunicado, observando que a licença para porte será concedida mediante requerimento, com a apresentação do documento de identificação pessoal; comprovante de residência ou de trabalho em área rural; e certidão nada consta criminal.

O deputado federal esclarece ainda que a proposta do porte rural de arma de fogo visa a aumentar a segurança das famílias de agropecuaristas e dos trabalhadores do campo. Hamm lembra que é cada vez maior o número de furtos e roubos em propriedades rurais gaúchas e no restante do país.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: