Preços da batata sobem 14% em março, segundo o Cepea

batata paulo lanzetta embrapa 2 4 19
Menor oferta do produto impulsiona cotações – Paulo Lanzetta/Embrapa

A menor disponibilidade de batata padrão ágata especial no mercado impulsionou as cotações do tubérculo em 14% em março frente à média de fevereiro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a oferta reduzida está atrelada, principalmente, ao fato de boa parte da safra das águas já ter sido colhida. Problemas na produtividade, devido ao aumento das temperaturas e ao excesso de umidade, também tiveram influência na oferta.

Além disso, a menor área cultivada nesta temporada e o adiantamento da colheita – que não permitiu que as lavouras atingissem o máximo potencial produtivo – também resultaram em menor volume disponível em março.

Assim, o preço médio da batata padrão ágata especial nos atacados paulistanos no mês passado foi de R$ 165,83/sc de 50 kg, contra R$ 145,59/sc em fevereiro. Para abril, a expectativa é de que os preços sigam elevados, já que a oferta deve continuar baixa.

Do Cepea/Hortifruti

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: