Morre em Brasília o jornalista gaúcho Jorge Freitas

jorge j
Jorge Roberto Freitas, jornalista, escritor, pesquisador – Facebook pessoal

O jornalista, escritor e pesquisador gaúcho Jorge Roberto Freitas, 67 anos, morreu, nesta madrugada, em Brasília, vítima de complicações respiratórias decorrentes de enfisema pulmonar. Ele foi um dos fundadores da extinta revista Tição – destacada publicação editada pelo movimento negro brasileiro no final dos anos de 1970 –, redator da Rádio Continental 1120 – a emissora rebelde do Grupo Globo que lutou contra a censura da ditadura militar –, de Porto Alegre, e repórter de Zero Hora.

No Rio e em Brasília, Jorge trabalhou nas redações do Jornal do Commercio, O Globo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e em assessorias de imprensa, como as da Secretaria de Fazenda do DF e dos ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social. Também foi professor no curso de jornalismo do Uniceub e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município Rio.

Dono de um humor refinado, sempre distribuindo sorrisos, apreciador de cinema e olhar atento à realidade do país e ao Internacional, clube do seu coração, ele era casado com a professora da UnB Maria Conceição Silva Freitas e pai de José Vicente.

Entre os amigos que fiz em Brasília, Jorge era um dos mais próximos. Volta e meia, a gente se encontrava pela cidade ou em nossas casas para pôr a conversa em dia.

Dias antes de ser hospitalizado, sacaneou-me com o empate do Grêmio na Argentina – “dizem que foi uma resposta muito boa e um bom resultado para o Brasil” – e enviou-me uma foto de uma hortinha em seu apartamento. Sugeri que escrevesse um artigo ou crônica sobre agricultura urbana. Ficou de ver se conseguiria escrever. Não deu tempo. Nem era o caso.

Valeu pela amizade, grande Jorge. A esta hora já deves estar trocando ideias com o Riomar Trinda e com outras feras do jornalismo com as quais trabalhaste. Fica em paz, amigão. Por aqui, estamos tristes, mas, ao mesmo tempo, felizes pelo prazer de ter convivido contigo por quase duas décadas.

Obs: O velório de Jorge Freitas será neste domingo (14) das 9h às 10h30, na capela 6 do Cemitério Campo da Esperança – Asa Sul. O sepultamento está marcado para as 11h

João Carlos Rodrigues

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: