China quer ampliar parceria com o agronegócio brasileiro

china brasil bandeira

A China pretende expandir a parceria com o Brasil no agronegócio, sobretudo nos temas sanitários e de inspeção de qualidade, a fim de tornar a relação ainda mais estável, sustentada e mutuamente benéfica. A informação foi dada pelo novo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, em entrevista ao jornal O Globo. Ele disse estar confiante no futuro da cooperação entre os dois países, que ganhará uma “versão atualizada”, em sintonia com os conceitos do governo do presidente Jair Bolsonaro.

China e Brasil, enfatizou o embaixador, têm uma parceria natural por causa da grande complementariedade do setor agropecuário. “Desde 2008, a China tem sido o principal destino das exportações brasileiras do agronegócio. À medida que aumenta o poder de consumo do povo chinês e cresce a demanda por produtos agropecuários de alta qualidade, espera-se que esse mercado só tenda a crescer, sustentando as importações em alta”, afirmou, em entrevista à jornalista Eliane Oliveira.

No ano passado, lembrou Yang Wanming, a primeira Feira Internacional de Importações organizada pela China recebeu grande número de exportadores brasileiros do agronegócio. Segundo o embaixador, vários deles assinaram contratos de alto valor com empresas chinesas e alcançaram resultados positivos. “Independentemente da conjuntura do comércio internacional, a cooperação agrícola China-Brasil sempre se manterá em alta.”

A versão atualizada da parceria com o Brasil deve se inserir na iniciativa Um cinturão, uma rota – nova estratégia de expansão internacional chinesa por meio de obras de infraestrutura, também conhecida como nova rota da seda. “A China está disposta a fortalecer essa parceria pautada por respeito, igualdade, benefício recíproco e ganha-ganha, de modo a promover o crescimento das duas economias, trazer bem-estar aos nossos povos e contribuir para a estabilidade e a prosperidade regional e mundial”, disse o embaixador ao O Globo.

Em maio, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deverá visitar a China para reforçar a relação bilateral e intensificar as negociações para ampliar as exportações de produtos do agronegócio brasileiro para aquele mercado.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: