Agricultores ganham equipamentos para expandir produção e ter mais renda

maquinas implementos df
Doações dos equipamentos são feitas via Fundo de Desenvolvimento Rural – Seagri/DF

Na semana do aniversário de Brasília, o agricultor do Distrito Federal também será presenteado. Serão entregues, desta segunda (22) até sexta-feira (26), por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural, na modalidade Social (FDR-Social), diversos equipamentos a produtores rurais do DF. São tratores, carretas agrícolas, distribuidoras de calcário, grades aradoras, rotoencanteiradores, plantadeiras, microtratores com implementos e muito mais.

Os maquinários pertencem ao poder público e são cedidos por meio de acordo de cooperação entre o governo e as organizações sociais civis regulares. Os produtores rurais terão que fazer seguro dos equipamentos, mantê-los em bom estado de conservação e ter profissionais que saibam operá-los.

“O FDR-Social é muito importante para o desenvolvimento da nossa área rural e beneficia muito os pequenos produtores e os agricultores familiares”, afirmou o secretário de Agricultura, Dilson Resende.

O programa é uma modalidade do FDR que apoia financeiramente projetos coletivos que promovam o desenvolvimento das áreas rurais do DF. A Lei Nº 5.024, de 25 de fevereiro de 2013, permitiu o apoio financeiro, não-reembolsável, de estudos, elaboração de projetos, aquisição de máquinas, equipamentos agrícolas e veículos utilitários. Também permite a implantação de projetos de infraestrutura social, produtiva, ambiental, de transportes, hídrica e de lazer comunitário nas áreas rurais do DF.

O Sistema Público de Agricultura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e das Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF), está à disposição para dar apoio aos projetos de fomento à produção agropecuária e ao desenvolvimento territorial rural do DF.

Além de uma estratégia de fomento ao desenvolvimento rural, o FDR busca o fortalecimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, das associações de produtores, cooperativas e federações de trabalhadores e produtores rurais.

Da Seagri/DF

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: