“Chegou a hora de salvar o Brasil com as reformas necessárias”

sergio-pitti-andaterra-andaterra-13-5-19
Sergio Pitt, presidente da Andaterra:  Reformas são imprescindíveis para o país – Divulgação

Sergio Pitt*

Vivemos um momento decisivo para o futuro do país. Levado a uma das maiores crises de sua história pelas políticas equivocadas dos governos passados, o Brasil está numa encruzilhada: ou apoia as reformas da Previdência e tributária e o pacote anticrime ou mergulha na estagnação. Nós, produtores rurais, defendemos a primeira opção. Entendemos que a cota de sacrifícios imposta à população já se esgotou.

Não só defendemos as reformas como nos mobilizamos, por meio do Movimento Brasil Verde e Amarelo, para que o Congresso Nacional venha a aprová-las o mais rápido possível. Como parte dessa articulação que nasceu no meio rural e ganhou apoio urbano, promoveremos um ato em favor das reformas na próxima 5ª-feira (16), na AgroBrasília.

Proposta pela Andaterra há cerca de dois meses, a manifestação já conta com a adesão de mais de 70 entidades representativas do setor rural e de movimentos urbanos. O que nos une é a percepção de que as reformas são essenciais para que o país volte a gerar emprego e renda e atrair investimentos. Sem elas, até o agronegócio estará seriamente ameaçado.

Para termos uma ideia da gravidade da situação em que podemos mergulhar, basta citar o cenário delineado pelo Ministério da Economia: enquanto a reforma da Previdência não acontece, o Brasil está tendo uma perda real do PIB de 2,8 bilhões por semana. Ou seja, as reformas, além de necessárias, são urgentes.

Não se trata, portanto, de apoiar ou não o governo. O momento requer, isto sim, atitude para salvar o Brasil do aprofundamento de uma crise que já levou mais de 13 milhões de brasileiros ao desemprego.

Embora os produtores rurais estejam entre os primeiros apoiadores da eleição de Jair Bolsonaro, agora voltaremos às ruas por dever patriótico, a fim de impedir uma tragédia nacional.

Por isso, conclamamos todos os produtores rurais, em especial os moradores de Brasília e de municípios vizinhos, os parlamentares federais, estaduais e distritais e autoridades do governo federal e do DF para que estejamos juntos na AgroBrasília na próxima 5ª-feira. É o agro em defesa das reformas que o Brasil precisa. É o Brasil em defesa do seu futuro.

*Presidente da Andaterra (Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra)

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: