Aquicultura e pesca serão contempladas no próximo Plano Safra, diz ministra

frente em defesa do pescado
Legislativo cria colegiado para apoiar pescadores e indústria da pesca – Divulgação

O setor de aquicultura e pesca será incluído no Plano Safra 2019/2020, anunciou a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado, em Brasília, liderada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR).

“Neste novo Plano Safra, essa atividade será contemplada. E, se Deus quiser, nos próximos, que não serão mais planos, mas uma política para a agricultura, vamos continuar privilegiando essa atividade tão importante”, disse a ministra, nessa terça-feira (4), durante o lançamento da Frente Parlamento em Defesa do Pescado.

Segundo Tereza Cristina, o setor que tem grande potencial de crescimento no país. “Vamos colocar a pesca onde ela merece. Vamos tratar dos pescadores artesanais, dos profissionais, da pesca no mar. E também vamos tratar da aquicultura, que é um segmento importantíssimo e tem muito a crescer no Brasil.”

Regulamentação e desburocratização

Membro da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que o colegiado buscará contribuir para o crescimento do setor, por meio do aperfeiçoamento da legislação federal, do acompanhamento da tramitação de projetos de interesse da cadeia produtiva e da regulamentação e da desburocratização da atividade.

“Milhares de pescadores estão à margem das oportunidades [existentes no setor] e do acesso à política públicas dignas. Por isso, é fundamental que o pescado brasileiro conquista novos mercado, melhorando a remuneração dos pescadores, a fim de transformar a vida desses trabalhadores”, disse Evair de Melo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: